terça-feira, 30 de junho de 2009

CASAMENTO ABERTO



O modelo “casamento aberto”, por exemplo, é uma tentativa de mudar as regras sociais, e nem sempre é acompanhado pela capacidade de aceitar mudanças pelas pessoas. No consultório de psiquiatria vęem-se pessoas que năo se adaptaram ŕ troca de casais e, depois de alguma experięncia nesse sentido, entraram em falęncia emocional.


Parece que o ser humano aceita com muito mais facilidade emocional a troca de parceiros e, menos facilmente, a troca de casais. Entre o casal existe um sentimento que favorece mais a sensualidade sublime, notadamente por parte das mulheres. Entre parceiros sexuais existe mais a sexualidade erótica. Săo coisas diferentes.


A troca de casais năo existe no reino animal por uma questăo de definiçăo. Entende-se por casal uma uniăo duradoura e exclusiva, como o caso das araras ou das emas, por exemplo. E esses animais năo trocam de casais, definitivamente, chegando a morrer o outro, tăo logo um deles morra primeiro. Mas năo podemos falar em troca de casais entre bovinos, suínos, eqüinos, caprinos, etc, porque esses animais năo formam casais. No máximo eles se juntam em parceiros sexuais por tempo limitado, geralmente fugaz.


Portanto, por questăo de definiçăo, arriscamos a dizer que os seres humanos também năo trocam de casais com propósitos luxuriantes; trocam de parceiros. Isso quer dizer que, por questăo de definiçăo, enfatizo, quando se diz troca de casais entre humanos, deixou de existir o casal, dando lugar aos parceiros.


Deve ficar claro, entretanto, que a convivęncia entre parceiros năo tem, obrigatoriamente, nada de pejorativo. É uma opçăo conjugal para a qual a pessoa deve estar preparada. O que pode causar desconforto emocional é quando năo se definem claramente o que significam um para o outro: se casal ou parceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário