segunda-feira, 8 de junho de 2009

sogra




Bom relacionamento com a sogra pode ser 'arma secreta' para casamento feliz

Ampliar Foto Foto: Arte/G1 Sogra diabinha ou santinha? A diferença pode salvar seu casamento (Foto: Arte/G1)

Sogra serve pra quê? Se você é um daqueles engraçadinhos que adora fazer uma piada com a pobre senhora, com certeza já pensou em um monte de maldades para responder essa pergunta. Mas fique sabendo que a mãe de seu companheiro (ou companheira!) tem utilidade sim! E se esforçar para se dar bem com ela pode ser a “arma secreta” para um casamento feliz, acredita a terapeuta Denise Diniz.

Na próxima terça-feira (28) é comemorado o Dia da Sogra. O G1 aproveita a oportunidade para ajudar você a melhorar sua relação com a mãe de quem você ama.

“As pessoas generalizam muito quando o assunto é sogra. Generalizam e transferem para a pessoa uma série de características que são esperadas dela – mas que ela pode nem ter”, explica Denise, que é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “A sogra tem um papel importantíssimo dentro da nova família de seu filho ou de sua filha”, acredita a terapeuta.

Denise orienta que as pessoas têm que ver a sogra como a pessoa que mais conhece quem você ama. “É alguém que passou 18, 20 anos, às vezes mais, com seu marido ou esposa. Ela sabe toda a história dessa pessoa, tudo que ela gosta e desgosta, e conhece como lidar melhor com seus defeitos e qualidades”, afirma.

Pense na sogra como uma “informante” dentro da cabeça do seu companheiro. Sabe aquela mania irritante que ele ou ela tem? Ela passou anos convivendo com isso e pode te ensinar a lidar melhor com a situação. E aqueles dias de mau humor que todo mundo têm? Toda mãe tem um jeitinho para vencer o mais birrento dos mau humorados e você pode aprender esse toque mágico para amansar qualquer marido ou esposa.

Para quem tem filhos, uma boa relação com a sogra é absolutamente essencial. “A sogra é a avó. Se dar bem com ela pode garantir uma noite livre do casal para namorar de vez em quando. Enquanto ela cuida das crianças, vocês ganham um descanso”, orienta Denise.

Além disso, é bom admitir: ela, com certeza, sabe algumas coisas a mais do que você. Principalmente sobre a arte de criar filhos. Por mais críticas que se possa fazer, com certeza ela deve ter acertado alguma coisa – afinal, você ama um de seus filhos, não é? “Ela pode ensinar muita coisa. E mesmo que você não concorde, ou não siga o que ela falou, só de ouvir você já aprende”, afirma Denise.

Mas, é claro, não vamos nos iludir: existem sogras que são injustiçadas, sim, mas também têm umas que são osso duro de roer. Nesse caso, é preciso muito jogo de cintura. Na terça-feira, Denise Diniz ensina como resolver problemas de relacionamento com elas. Antes, na segunda, a consultora de etiqueta Glória Kalil dá dicas para você acertar no presente e começar o processo de conquista de quem mais ama quem você ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário