sábado, 8 de agosto de 2009

a madrastra

Especialista da Liga explica: conflitos da relação com a mãe ficam depositados na madrasta

Este novo caso da Liga das Mulheres tem despertado discussões muito boas e acaloradas aqui no nosso blog. Aproveitamos para nos aprofundar neste assunto com a nova especialista da Liga, a Dra. Sheiva Rocha, médica psiquiatra, diretora do Instituto de Ensino da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro e especializada em casal e família.

Dra. Sheiva, qual o papel da madrasta/padrasto hoje em dia?

Hoje predominam as famílias multinucleares. Com essa mudança, ocorre que temos crianças com várias madrastas ou padrastos. Logo, essa relação com a madrasta e com o padrasto ficou em geral mais amena, menos pesada.

Como a madrasta deve se comportar se não concorda com a educação que seu marido dá a seu filho/a?

Ela deve conversar com o marido. Primeiro explicando o porquê discorda, e mostrar que moram na mesma casa. E que se o enteado mora na mesma casa, os dois, marido e mulher, vão ter que encontrar um acordo de convivência.

Madrasta pode dar bronca?

A madrasta pode dar a bronca, tendo já conversado com o pai do enteado sobre o assunto.

Como conquistar sua enteada(o)?

Com franqueza e disponibilidade de conhecê-lo.

Como lidar com o ciúme da filha pela atenção do pai?

Como algo natural. Mostrar que são amores diferentes. O de pai para filha e o de marido para mulher.

O que fazer quando a criança mente para todos, mãe, pai e madrasta?

Tentar saber porque mente. E ter como prioridade a necessidade da conversa e da verdade.

Em que situações a ex-esposa se torna uma rival? O que fazer nesse caso?

A ex-esposa é uma rival quando ainda está na cabeça do marido. Quando ele dá espaço para ela.

De onde vem a idéia da madrasta má? É igual quando se trata de padrasto?

A madrasta vem desde as historias de criança. Ela entra na falta da mãe, logo num lugar muito difícil. A madrasta fica com todos os aspectos ruins da mãe. Fica sendo uma forma de deixar com a mãe as qualidades e com a madrasta os defeitos. Os conflitos da relação com a mãe ficam depositados na madrasta. A relação com a mãe é uma relação de muito dependência e de sentimentos muito fortes. Com o padrasto é mais ameno.

As madrastas sofrem preconceito social?

Acho que hoje em dia não. Elas não precisam entrar como mãe má.

Que dicas você dá para uma boa convivência dentro de casa?

O diálogo e a franqueza. Mostrando que para ambas é difícil essa nova relação.

.

A Dra. Sheiva também deu seus conselhos profissionais para algumas internautas que nos escreveram contando suas situações.

Ana Paula Coimbra escreveu:

“Preciso urgente de ajuda! Sou muito feliz no meu casamento, pois amo meu marido e não tenho dúvidas do amor dele por mim. Porém, ele teve dois filhos no seu primeiro casamento , sendo que o segundo foi feito depois de ele já me conhecer. A ex-mulher dele ma magoou e ainda magoa usando este filho! E eu acabo não conseguindo ajudar meu marido. Sofro muito, vocês nem imaginam! E nem meu marido entende… Vou procurar um psicólogo, pois sei que estou entrando em depressão por isso. Acho que vou perder meu marido a qualquer momento , pois ele não tem contato com esse filho, que já vai fazer um ano. Não quero sentir ciúmes, mas não aguento nem ouvir ele dizer que sente saudades dos filhos. Me ajudem, pois

não quero ser a madrasta má. Sei que meu marido me ama, mas não sei o que acontece dentro de mim. Me ajudem! Como agir com uma ex-louca? E como ajudar meu marido se tenho ciúmes dele até com seus filhos? Beijos para todos do Fantástico.”

Ana Paula,

Não entendi bem como a ex-mulher de seu marido a magoou. Esses filhos, apesar de serem do casamento anterior, não são a ex-mulher. Você está com dificuldade de ver esses filhos dele como filhos e não como a mulher. É importante que ele possa ver os filhos, isso não quer dizer que ele queira a ex-mulher. Você deve fazer um esforço de tentar separar os filhos dele da sua relação com a ex-mulher. Isso provavelmente vai deixar seu marido com menos conflito com você, pois poderá ter você e os filhos.

Christiane escreveu:

“Minha dificuldade é de baixa autoestima, dificuldades para aceitar a separação de um casamento de oito anos. Não consigo me entende com a outra mulher por quem fui traída. Tenho muito ciúme da minha filha de cinco anos. E não consigo me relacionar com outro homem porque vivo a vida do ex. Preciso de ajuda. Me sinto muito culpada e ele acabou a relação dizendo que eu era feia e não servia mais pra ele, que tudo em mim era caído e ele queria tudo novo. Daí meu mundo acabou, não consigo mais gostar de mim. Tenho medo da madrasta, ela não é confiável, pois já disse que não gosta da minha filha. O que eu faço? Tenho medo de atrapalhar minha filha, pois ela ama muito o pai.”

Christiane,

Uma coisa é a relação de marido e mulher, outra é a relação de pai com filha. Você está se sentindo muito mal por ter perdido o seu marido. Ao perder o seu marido você se deixou confundir com o que ele disse de você. Não é ele quem vai dizer quem você é. O importante é você poder se cuidar e refazer sua vida com outra pessoa e sua filha. Inclusive, para sua filha é importante ver que o pai dela não vai destruir a sua mãe. Não ser um bom marido, não quer dizer que ele não possa ser um bom pai.

Steyce Santos escreveu:

“Gostaria de ter uma grande ajuda com relação à minha madrasta. Já tentei de tudo, mas não consigo ter ao menos uma relação agradável com ela. Já não sei se o problema é comigo ou com ela! E agora, tem até um motivo maior pra nossa aproximação: ela está grávida e eu amo crianças. Como faço? Podem me ajudar? Beijos.”

Steyce,

Que bom que você tenta uma boa relação com sua madrasta. É uma pena se ela não consegue. A única forma, é você tentar mostrar a ela que pai é diferente de marido.

Aline Camargo escreveu:

“Boa noite meninas, sabe eu tenho um dilema em minha vida: há três anos eu venho engordando e não consigo emagrecer. Tenho apenas 20 anos e é muito difícil achar roupas jovens do meu tamanho.

Eu fui criada sem mãe, ela me abandonou e desde pequena fui criada por meu pai e minha madrasta. Meu pai já faleceu há três anos e eu fiquei só com a minha madrasta. Mas temos muitas brigas. Ela tem 78 anos e joga direto na minha cara que eu não sou filha dela.

Gostaria muito de participar do programa, quem sabe minha autoestima melhora. E com ela alta e uma aparência melhor, fica mais fácil arrumar um emprego, pois estou desempregada e fazendo faculdade.”

Aline,

A sua madrasta não precisa te dizer que você não é filha dela. Você sabe. Importante é você cuidar de você para poder emagrecer e estudar. tente também procurar um estágio e desenvolver outras relações de amizade, em que você se sinta mais gratificada.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom,meu pai namorou 1 ano com minha mãe,e no periodo que ele namorou com ela,ele tinha dito que tinha uma filha mais não sabia nem se era filha dele de verdade,e essa mulher é a minha madrasta atualmente!Então no periodo que ele apenas namorou com minha mãe eles tiveram relações sexuais e me fizeram,minha mãe ficou gravida de mim,quando ele soube da gravidez dela ele sumiu sem dar noticia,quando tinha 2 anos minha mãe descobriu que quando ele namorava com ela,ele namorava com minha mãe e minha madrasta,ai minha mãe nã foi atraz dele tambem,ela soube que ele tinha uma menina e dois meninos com minha madrasta.Não fazia nem ideia de onde ele era,se ele tava vivo,não queria saber dele,quando tinha 14 anos eu pedi para minha mãe ir atraz dele,que eu queria saber quem ele era,quando eu o conheci descobri que ele tinha mais outro filho fora do casamento 1 menino de 6 anos,só que esse menino ele conhece desde quando nasceu!No periodo que apareci para o meu pai eu tinha 14 anos os filhos da minha madrasta tinham no tempo a menina 15,os rapazes de 13 e 11 e o outro menino fora do casamento de 6!ENTÃO JÁ SE PASSARAM 3 ANOS E NUNCA MUDOU MINHA RELAÇÃO COM MINHA MADRASTA E COM MEUS IRMÃOS(FILHOS DELA),O UNICO QUE TENHO A RELAÇÃO BOA É O OUTRO FILHO FORA DO CASAMENTO,EU SINTO QUE MEU PAI NO FUNDO NO FUNDO ELE GOSTA DE MIM,MAIS A MULHER DELE INPEDE ELE DE FAZER COISAS POR MIM,ATÉ MESMO DE FAZER UMA LIGAÇÃO PARA MIM,ELE VIVE NA COLEIRA!QUANDO EU LIGO PRO ESCRITORIO DELE QUANDO ELA ATENDE,ELA PEDE PARA EU NÃO LIGAR MAIS PRA LÁ,ELA ME CHAMA DE BASTARDA!EU ME SINTO TRISTE PORQUE MEU PAI NÃO FAZ NADA,ELE FICA NA DELE,ANTES DE CONHECE-LO PENSAVA QUE ELE IA ME DAR AMOR DE PAI,IGUAL UM PAI DAR PARA UM FILHO,MAIS ERREI!
    EU FALO COM MEU PAI RARAMENTE,1 VEZ POR SEMANA E É PORQUE EU LIGO PRA ELE,E COM MEU OUTRO IRMÃO,HOJE ELE TEM 10 ANO MEU PAI NUNCA PASSOU NEM UM ANIVERSARIO COM ELE E JÁ FAZ MAIS DE UM ANO QUE MEU PAI NÃO LIGA PRA ELE,NÃO VAI NA CASA DELE,ISSO TUDO PORQUE A MULHER DELE NÃO DEICHA,EU ACHO QUE ELA AMEAÇA MEU PAI DIZENDO QUE VAI SE SEPARAR DELE!TEVE UM PERIODO QUE EU PASSEI 2 ANOS SEM OLHAR ELE,SE FALAVAMOS MUITO MAL PELO TELEFONE!OUTRA COISA QUE ACONTECEU FOI QUE A MULHER DELE DISSE QUE EU TAVA LIGANDO PRO CELULAR DELA PRA SABER DELE,COISA QUE EU NEM SABIA O CELULAR DELA,AI ELE BRIGOU TANTO COMIGO QUE EU CHOREI! OUTRO CASA FOI QUANDO EU PEDI PARA ELE ME DAR UM DINHEIRO AI ELE DISSE QUE NÃO PODIA ME DAR,AI EU FALEI É MAIS PRO OUTROS FILHOS O SENHOR PODE DAR,AI ELE FALOU QUE NÃO PODIA ME COMPARAR COM OS OUTROS MENINOS,PQ EU ERA BASTANTE DIFERENTES DELES,QUE EU SO SABIA PEDIR DINHEIRO PRA ELE (A PRIMEIRA VEZ QUE TINHA PEDIDO),EU CHOREII TANTO,QUE FUI PARAR NO HOSPITAL PQ TINHA PASSADO MAL!EU AMO TANTO MEU PAI,MAIS NÃO SEI PQ ELE FAZ ISSO COMIGO,QUERIA QUE ELE CHEGASSE E FALASSE O MOTIVO,QUE EU SAIA DA VIDA DELE,NUNCA MAIS VOLTAVA,JÁ QUE ERA ISSO QUE A MULHER E OS FILHOS QUERIAM! me ajudaa o que eu faço para a minha madrasta e os meus meio-irmãos parar com essa inplicancia comigo!ME AJUDA,PORFAVOR!

    ResponderExcluir
  3. - Bom,eu sou thais tenho 12 anos e tenho uma madrasta,e de alguns anos pra cá ela está mudando vive mim dando broncas e tudo odeio isso e tenho muito ciumes do meu pai como posso controlar? é que tipo acho que se ela engravidar vou perder todo meu espaço com meu pai oque faço?

    ResponderExcluir