terça-feira, 27 de outubro de 2009

Relacionamento aberto


Relacionamento aberto é a relação afetiva


 estável em que os parceiros envolvidos 


concordam que relações extraconjugais 


NÃO são consideradas traição ou infidelidade.

O termo "aberto" ficou consagrado por este tipo de relacionamento envolver uma "cláusula de abertura" pela qual os parceiros concordam com certo grau de liberdade que autoriza relações com pessoas que não façam parte de seu relacionamento sem que tal liberdade cause angústias ao parceiro.
É defendido por seus adeptos como uma alternativa ao modelo monogâmico tradicional, alternativa preocupada com os efeitos do tolhimento do desejo no indivíduo e no casal. Ainda segundo seus defensores, o uso do termo para referir-se ao ficar é inapropriado por este último ter por essência a ausência de compromissos, o que não acontece nos casamentos abertos e namoros abertos.
Sartre e Simone de Beauvoir são a mais conhecida referência neste tema. Com seu relacionamento iniciado nos idos dos anos 20 (mais precisamente em 1929), início marcado por conhecida frase de Sartre: "entre nós, trata-se de um amor necessário: convém que conheçamos também amores contingentes" (inspirada na concepção filosófica de verdade necessária e verdade contingente), tornou-se qüinquagintária, findando apenas com a morte de Sartre, em 1980.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante este texto. Se alguem tiver conhecimento de mais material a respeito, estou interessado. Inclusive em autores que defendem este tipo de relacionamento.(J.F.)

    ResponderExcluir