quarta-feira, 1 de julho de 2009

A diferença no escritório

Homens e mulheres se comportam de forma
desigual no trabalho, dizem os números

1. As mulheres representam 42% da população economicamente ativa no Brasil

2. Elas ganham em média 60% do salário dos homens

3. Apenas 6% dos cargos de chefia das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por mulheres

4. 70% dos pequenos e micronegócios no país pertencem a homens

5. Eles são mais ambiciosos que elas: 46% dos executivos empregados em grandes companhias ambicionam a presidência. Entre as mulheres, a taxa é de 14%

6. Os homens negociam salário duas a nove vezes mais do que as mulheres

7. O tempo médio de permanência de executivos na empresa é de 10 anos para eles e de 5,4 anos para elas

8. 30% dos homens trabalham 49 horas por semana ou mais. Apenas 16% delas cumprem essa jornada de trabalho

9. Os traços masculinos mais marcantes em ambiente profissional, segundo as pesquisas, são ousadia, autoconfiança, competitividade, decisão e objetividade

10. Os femininos, ainda segundo as pesquisas, são empatia, apoio, desenvolvimento, construção de relacionamentos e compartilhamento de poder e informação

11. A maior parte dos homens que trabalham, 75%, tem filhos

12. Sete em cada dez novas vagas no mercado são preenchidas por mulheres

13. As promoções entre elas acontecem três anos antes, em média, que o registrado no universo masculino

14. Apesar dos avanços, a participação das mulheres em altos cargos corporativos só será igual à dos homens daqui a 470 anos

15. Para a maioria dos homens, poder é autoridade, medida por títulos, benefícios e salário. Para as mulheres, poder é influência

16. 52% das mulheres acreditam que estereótipos e preconceitos são os principais empecilhos para sua contratação

17. Para 82% dos homens que ocupam cargos de chefia, a falta de experiência é o principal obstáculo para a admissão feminina

18. Elas preferem ser chefiadas por homens, pois acreditam que mulheres que ocupam cargos de chefia são lentas, metidas e traiçoeiras

19. Mulheres designam tarefas de forma objetiva e estimulam a cooperação entre a equipe. Homens preocupam-se com o cumprimento de metas

20. 45% das altas executivas acreditam que o simples fato de estar em idade fértil atrapalha a carreira ou a contratação

21. 80% delas encurtam o período de afastamento por pressão do mercado, medo de perder espaço na empresa ou receio de se desatualizar

22.Um em cada quatro lares é chefiado por mulher

23. O índice de desemprego entre as mulheres é de 6,7%, enquanto entre os homens é de 5,9%

24. Homens ficam atentos ao tempo gasto no almoço e à hora que os subordinados chegam à empresa e fazem questão de mostrar sua insatisfação com eventuais atrasos

25. As mulheres preocupam-se menos com o horário e mais com a produtividade da equipe que chefiam

26. Dos cerca de 3 milhões de alunos matriculados nas universidades brasileiras, 56% são mulheres

27. Entre as executivas que ocupam cargos de diretoria e presidência, 71% têm MBA

28. 33% das mulheres ganham mais que o marido e 26% são consideradas cabeça de casal, ou seja, coordenam as despesas da casa e administram o orçamento familiar

29. Seis em cada dez executivas divorciadas acreditam que a carreira teve peso significativo no divórcio

30. 26% das mulheres bem-sucedidas afirmam que o marido têm ciúme de seu sucesso profissional

31. Oito em cada dez mulheres se queixam de não conseguir equilibrar vida pessoal e profissional

32. Mulheres repreendem seus subordinados de forma menos ríspida que os homens, pois colocam-se no lugar dos funcionários e imaginam sua reação diante da bronca

33. O maior defeito dos homens nas empresas é a dificuldade de adaptação a mudanças, porque estão atrelados a padrões tradicionais de relações no ambiente profissional

34. O maior defeito das mulheres é a maior suscetibilidade a envolvimentos pessoais

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