terça-feira, 14 de julho de 2009

menopausa precoce

O que é menopausa precoce

A menopausa precoce é aquela que acontece antes dos 40 anos de idade, seja ela natural ou induzida. Mulheres têm menopausa precoce sofrem sintomas similares àqueles da menopausa natural, como ondas de calor, problemas emocionais, secura vaginal, e diminuição no desejo sexual. Para mulheres com menopausa precoce esses sintomas costumam ser mais severos.

Mulheres que têm menopausa precoce também tendem a ter ossos enfraquecidos mais rapidamente do que as que entram na menopausa mais tardiamente. Isso eleva a probabilidade de desenvolver osteoporose e sofrer fraturas.

Doenças auto-imunes
O sistema imunológico do corpo, que normalmente luta contra doenças, pode atacar por engano parte do seu próprio sistema reprodutivo. Isso lesiona os ovários e os impede de fabricar hormônios femininos. Doença da tireóide e artrite reumatóide são duas doenças nas quais isso pode acontecer.

Cirurgia para remoção de ovários
A remoção cirúrgica de ambos ovários coloca a mulher imediatamente em menopausa.

Quimioterapia ou radiação pélvica para tratamento para câncer
O tratamento para câncer no sistema reprodutivo através de quimioterapia ou radiação pélvica pode causar danos ao ovário. A mulher pode parar de ter ciclos menstruais, ter problemas de fertilidade, ou ficar infértil. As chances de entrar em menopausa dependem do tipo de quimioterapia usada, quantidade, e idade da mulher. As mulheres mais jovens têm menos probabilidade de entrar em menopausa precoce.

Como saber se tem menopausa precoce

O médico perguntará se teve alterações típicas da menopausa, como ondas de calor, ciclos menstruais irregulares, problemas para dormir e secura vaginal. Geralmente a menopausa é confirmada quando a mulher não menstrua por 12 meses seguidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário